Plano Diretor de Preservação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
O desenvolvimento do Plano Diretor de Preservação do edifício principal da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, localizado no Largo de São Francisco, Centro, bem tombado pelo CONPRESP e CONDEPHAAT, órgãos de preservação cultural municipal e estadual, respectivamente, teve como premissa o tratamento do bem cultural ao longo do tempo a partir da compreensão da sua unidade potencial.
O objetivo deste trabalho foi gerar um instrumento de preservação permanente que define princípios, critérios e estratégias para obras necessárias de manutenção, conservação, restauração, adaptação e atualização tecnológica do bem cultural.
Desde o início, foi estabelecido franco diálogo junto aos órgãos de preservação, com o propósito de alinhar as suas demandas e expectativas em relação aos resultados esperados com as da própria Faculdade, a partir da compreensão da sua realidade, de suas necessidades atuais e de seus anseios para o futuro.
O conteúdo foi desenvolvido a partir de levantamento e diagnóstico do atual estado de conservação da edificação, fundamentação conceitual, definição de partido de restauro e um plano que estabelece diretrizes e recomendações, bem como a indicação de prioridades de ações, com o intuito de proporcionar uma base consistente e coerente, que oriente as atuais demandas da instituição e futuras intervenções que se farão necessárias.
Devidamente aprovado nos dois órgãos, o Plano Diretor já está gerando uma série de ações a serem implementadas a partir da aprovação de projetos específicos atualmente em desenvolvimento. Foi ainda prevista a necessidade de permanente atualização deste instrumento, que será revisado a cada 5 anos.