arrow_drop_down
< Voltar

2018
São Paulo

Autores:
Marcio Novaes Coelho Jr.
Silvio Sguizzardi
Arthur Silva

Colaboradores:
Gabriel Lima Garcia

Cálculo Estrutural:
Eng. Marcos Velletri

Igreja Nossa Senhora do Brasil

A Igreja Nossa Senhora do Brasil, construída entre 1942 e 1958, localizada no coração do Jardim América, se destaca na paisagem urbana em função de sua localização estratégica, da monumentalidade de suas proporções e de sua arquitetura em estilo colonial modernizado, tendo sido tombada em 2016.
O objetivo da intervenção é definido a partir da demanda identificada pelo pároco responsável, de proteção de seu adro contra intempéries, proporcionando maior conforto aos seus frequentadores. Atualmente, há no local uma estrutura precária que cumpre este papel.
A proposta arquitetônica foi concebida com base nos princípios estabelecidos nas Cartas Patrimoniais, a partir dos conceitos de intervenção mínima, reversibilidade e distinção entre o novo e a preexistência.
A marquise proposta resume-se à pura e mais simples estrutura possível para cumprir o seu propósito, interferindo minimamente na leitura da fachada vista a partir do espaço público, constituída por uma grelha metálica, suportada por apenas dois pontos de apoio, tendo uma de suas extremidades engastada na parte interna do vestíbulo e a outra pairando em balanço sobre a escadaria junto ao passeio público, acolhendo quem chega e estabelecendo uma nova e generosa relação entre o lugar do rito sagrado e o espaço profano da cidade.